quarta-feira, 23 de abril de 2008

Out of Africa

Nasci no continente magico, Africa! Na cidade mais bela, Luanda.
Mais do que a minha memoria, os meus sentidos nao conseguem esquecer Angola. Do que me lembro melhor sao os cheiros. O odor das mangas maduras, dos maboques, do dendem. O cheiro a maresia, a terra molhada depois das chuvas. O cafe e o peixe a secar na Praia do Bispo.
Depois sao as cores. O vermelho rubro das acacias em flor, o vermelho dourado do por do sol, o vermelho da terra, o azul do ceu, o esverdeado do mar, os panos coloridos das kitandeiras. Nesta viagem sem fim da minha memoria, seguem-se os ruidos. As calemas na contracosta, a chuva a cair num telhado de zinco, as trovoadas ensurdecedoras, as noites de merengues e kizombas. Os pregoes no mercado. Por fim os sabores. A acidez dos cajus, a docura aveludada das mangas e mamoes, a aspereza da mucua. O picante do jindungo e a leveza da kifufutila. Sinto ainda a areia da praia a escapar entre os meus dedos, os meus pes a correr na agua fria do mar, a brisa morna de uma tarde na ilha, o beijo do sol na minha pele.
Saudade. Tenho saudade da vida pacata e calma que nunca mais encontrei em pais nenhum. Dos amigos que perdi quando partiram em 75. E os que perdi tambem quando foi a minha vez de partir em 84. Saudades do BP, da Vila Alice, das Ingombotas, da Mutamba e sobretudo do Mussulo. Saudades dos coqueiros e da praia, do Avis, Miramar e Imperio. Das barrocas e da marginal, das Palmeirinhas, Santiago e de Cabo Ledo. Das chuvas que me deixavam encharcada em apenas segundos mas que nunca duravam mais de 2 horas.
Tenho saudades de Africa. Tenho saudades de um lugar onde me sinto em casa, um lugar com o qual o meu espirito se identifica. Nao foi so o lugar onde eu vivia que perdi. Perdi as minhas raizes, a minha cultura, a sensacao de "pertencer" a um lugar. Sinto saudades enormes de Angola. E tal como Alda Lara tambem quero um dia poder dizer “Voltei”!

1 comentário:

asperezas disse...

Já não existe esse mundo que foi nosso em Luanda, sabes?
:-)

Agora, o + perto, talvez Viana... Dps, há Benguela...

My new "baby"

My new "baby"