domingo, 4 de maio de 2008

Uma viagem sem (muitas) peripecias...

No tempo pos-dipanda, Luanda era um oasis. Claro que tinhamos recolher obrigatorio, muito embora, verdade seja dita, quando iamos a boite ou as farras convenientemente "esqueciamos" o dito cujo e nao conheco ninguem que se tivesse arrependido de nao obedecer.Sair de Luanda era um pouco mais arriscado. Nos (eu e os meus amigos) iamos todos os domingos para a praia de Santiago - a uns kms fora de Luanda, no sentido do Cacuaco - (hoje infelizmente um cemiterio de barcos). Era uma praia linda, e melhor ainda, completamente deserta - algumas imagens da praia no slideshow acima sao de Santiago. As vezes iamos para as palmeirinhas, e umas 2 vezes fomos a cabo Ledo comer lagostas - sim, mesmo nessa altura se conseguiam, se conhecessemos os pescadores e fossemos na altura certa! Eu nessa epoca trabalhava para a Schlumberger, empresa de servicos no sector de petroleos. Eu e os outros colegas angolanos, falavamos muito de Kalandula (Quedas do Duque) e todos os estrangeiros queriam la ir, mas com a situacao como estava na altura, nao era seguro nem possivel, principalmente porque teriamos de ir por terra. A estrada para Malange estava parcialmente destruida (tanto quanto nos sabiamos, visto que ninguem se aventurava a ir para la de carro) e havia o perigo de emboscadas da Unita e provaveis minas. Mas os estrangeiros tanto nos chatearam, principalmente desafiando-nos que as tais quedas nao estavam nem por ai, deviam ser muita feias pois nao os queriamos levar la, e que NEM se podiam comparar a outras quedas MAIS BONITAS no resto da Africa e do mundo, que nos (TOLAS!) decidimos provar o contrario. E FOMOS!Saimos de Luanda as 4 da manha de um belo dia em 1983 e fomos ate Kalandula. Dois carros, cheios de bidons de gasolina pois nao nos podiamos abastecer no caminho. Dois ingleses, um Nigeriano, um Portugues, um Frances e 2 Angolanas idiotas! Lembro-me bem da viagem para la: o Frances a fumar dentro do carro dizendo que com os bidoes de gasolina era TALVEZ ma ideia fumar no carro, mas... De resto, sem precalcos. Chegamos la, toca de tirar fotos (tinhamos de ter provas que la fomos!) e rapidamente voltar para Luanda (o estado - mau, pessimo - das estradas, fazia que se demorasse muito mais tempo a fazer uma viagem de 800 km). Infelizmente, a viagem de volta foi muito mais lenta, possivelmente por causa dos 2 pneus que furaram e pelo facto de a tal viagem de regresso ter sido feita praticamente toda a noite.O grande problema para mim e que nao tinha dito aos meus pais onde ia. Nessa altura ja estava divorciada e vivia de novo com eles. O meu pai, que a maioria de voces conhece daqui ou do outro lado, sempre foi muito calmo, mas a minha mae...UI! O problema e que ela descobriu, gracas a uma "amiga" minha e quando cheguei a casa as 3 da manha do dia seguinte, imaginem.... Hoje tenho filhas e percebo perfeitamente como e porque que os meus pais estavam preocupadissimos, (especialmente porque um colega do meu pai tinha sido assassinado fora de Luanda pelo carro) mas naquela altura, foi uma aventura e peras! O outro problema e que o Mike (meu marido) tambem queria muito la ir mas na altura estava de ferias - ainda HOJE nao me perdoa nao ter esperado que ele voltasse.

1 comentário:

asperezas disse...

gandas malucos...

:D

My new "baby"

My new "baby"